Bing, motor de pesquisa da Microsoft

O Bing é um motor de busca da Microsoft. Ele foi anunciado como sendo um motor de decisão, um tipo de motor de busca que exibe resultados baseado nos hábitos do usuário e não apenas na popularidade dos sites e palavras-chave. O Bing foi revelado pelo então CEO da Microsoft, Steve Ballmer, em maio de 2009 no All Things Digital Conference, realizado em San Diego. O Bing entrou em funcionamento no dia primeiro de julho do mesmo ano.

Bing + Yahoo! Search

Em 29 de julho de 2009, a Microsoft e o Yahoo! anunciaram um acordo no qual o Yahoo! Search vai passar a utilizar a ferramenta da Microsoft. O Yahoo, por sua vez, vai administrar as vendas em publicidade on-line. O objetivo do acordo é fazer frente ao Google, que detém a grande parte das pesquisas. O Yahoo! Search e Bing juntos são responsáveis por 30% das buscas feitas nos Estados Unidos.

bing-pesquisa

Melhorias feitas no Bing

Em outubro de 2011, o Bing anunciou que estava trabalhando em uma nova infra-estrutura de pesquisa back-end, com o objetivo de oferecer resultados de busca ligeiramente mais relevantes para os usuários e de forma mais rápida. Conhecido como “Tiger”, a nova tecnologia foi incorporada pelo Bing globalmente em agosto de 2011. Em maio de 2012, o Bing anunciou outra modificação no seu motor de busca que inclui a “Sidebar”, uma característica social que procura usuários das redes sociais para obter informações relevantes para a consulta de pesquisa.

Cota de buscas utilizando o Bing e o Google

Em março de 2011, as contas de busca utilizando o Bing chegaram a mais de 30% das buscas feitas nos EUA, um aumento de 5% sobre fevereiro do mesmo ano. No mesmo período, o Google teve uma queda de 3%. Atualmente o mercado é dominado pelo Google, com 67% das buscas, seguidos pelo Bing, com 18% das pesquisas. Não podemos esquecer dos motores de pesquisas locais, como Yandex, muito utilizado na Rússia e que em ermos de pesquisa, ultrapassa o Bing em 4,4 milhões de pesquisas.

[button url=”http://en.wikipedia.org/wiki/Bing” target=”_blank” style=”grey” size=”small”]wikipedia[/button]