Conheça o Bing: o incrível motor de pesquisa da Microsoft

Bing
Publicado por Alexandre

O Bing é um motor de busca e um dos maiores concorrente do Google Search. Ele foi desenvolvido pela Microsoft e anunciado como sendo um motor de decisão, um tipo de motor de busca que exibe resultados baseado nos hábitos do usuário e não apenas na popularidade dos sites e palavras-chave.

O Bing foi revelado pelo então CEO da Microsoft, Steve Ballmer, em maio de 2009 no All Things Digital Conference, realizado em San Diego. O Bing entrou em funcionamento no dia primeiro de julho do mesmo ano.

Bing + Yahoo! Search

Em 29 de julho de 2009, a Microsoft e o Yahoo! anunciaram um acordo no qual o Yahoo! Search vai passar a utilizar a ferramenta da Microsoft. O Yahoo, por sua vez, vai administrar as vendas em publicidade on-line. O objetivo do acordo é fazer frente ao Google, que detém a maior parte das pesquisas on-line. O Yahoo! Search e Bing juntos são responsáveis por 30% das buscas feitas nos Estados Unidos, mas ainda são uma tímida força diante do poderio do Google globalmente.

Bing Pesquisa

Melhorias feitas no Bing

Em outubro de 2011, o Bing anunciou que estava trabalhando em uma nova infraestrutura de pesquisa back-end, com o objetivo de oferecer resultados de busca ligeiramente mais relevantes para os usuários e de forma mais rápida. Conhecido como “Tiger“, a nova tecnologia foi incorporada ao motor de busca da Microsoft globalmente em agosto de 2011.

Em maio de 2012 foi anunciada outra modificação que inclui a “Sidebar“, uma característica social que procura usuários das redes sociais para obter informações relevantes para a consulta de pesquisa. Essa nova ferramenta vai na contramão do que é praticado pelo Google e alguns outros mecanismos de buscas. Adição dessas opções aumenta o tempo de carregamento das páginas e pode até diminuir o tempo de permanência do usuários na site, já que os altos loads, como demonstrados por pesquisas feitas pela Amazon, afetam negativamente na conversão.

Tempo de carregamento vs conversão

Cota de buscas utilizando o Bing e o Google

Em março de 2011, as cotas de busca utilizando o Bing chegaram a mais de 30% das buscas feitas nos EUA, um aumento de 5% sobre fevereiro do mesmo ano. No mesmo período, o Google teve uma queda de 3%. Atualmente o mercado é dominado pelo Google, com 67% das buscas globais, seguidos pelo Bing, com 18% das pesquisas. Não podemos esquecer dos motores de pesquisas locais, como Yandex, muito utilizado na Rússia e que, em termos de pesquisa, ultrapassa o Bing em 4,4 milhões de buscas.

Mudança na forma como fazemos pesquisas

A Microsoft vem testando ferramentas que potencializam o poder do seu mecanismo de busca. Entre os recentes testes está a habilidade do Bing em utilizar robôs diretamente nos resultados das pesquisas e trazer uma experiência de utilização muito mais rica em relação aos concorrentes.