Aumentar memória interna, movendo aplicativos para o cartão SD

mover aplicativos para cartão de memória
Publicado por Redação

Apesar de o Android ser um ótimo sistema operacional, ele não roda bem em aparelhos de baixo custo. Ele é um sistema gordo e que bebe muitos recursos de hardware do smartphone. É por esse motivo que, em pleno ano de 2013, ainda temos uma mar de aparelhos que rodas a versão Gingerbread, ou seja, as versões mais recentes do Android, se quer cabem em aparelhos baratos. Com a tentativa de diminuir os recursos de hardware usado pelo sistema, podemos mover os aplicativos para o cartã de memória com a intenção de liberar mais espaço para que você instale outras aplicações. A liberação de espaço é ideal caso você tenha um aparelho com pouca memória interna. Como as aplicações normalmente não vão para o cartão de memória, faremos uma espécie de “gambiarra”.

Possíveis consequências

Devemos informar que o cartão de memória tem uma resposta mais lenta às requisições feitas pelo sistema, isso quer dizer que o cartão de memória é mais lento que a memória interna. É por esse motivo que o iPhone não tem entrada para cartão de memória e é por esse mesmo motivo que o aparelho carro-chefe do sistema Android, Nexus, também não possui essa entrada. O cartão de memória, de certa forma, deixa o aparelho mais lento e mover os aplicativos para o cartão de memória pode sim prejudicar o desempenho do seu celular, embora você não consiga perceber isso de forma tão acentuada. Para saber mais sobre os tipos de cartão de memória e se é possível acelerar o seu aparelho com um cartão mais rápido, veja o nosso artigo sobre as classes de cartão Micro SD.

Se mesmo sabendo das consequência, você ainda queira mover os aplicativos para o cartão de memória,  saiba que eu fiz esse mesmo processo no meu aparelho e não senti muita diferença no desempenho, e os benefícios, com certeza, foram maiores que as consequências. Siga o nosso tutorial e libere mais espaço na memória interna do seu aparelho.

Como mover aplicativos para o cartão de memória no Android

Para tanto, precisaremos de um aplicativo chamado Link2SD. Esse aplicativo fará a transferência dos outros aplicativos da memória interna do seu aparelho para o cartão de memória. O Link2SD precisa de permissões de superusuário, isso quer dizer que o seu aparelho deve ter acesso Root.

Veja também: Como obter acesso Root no Android

Antes de prosseguir faça um Backup dos arquivos que estão no cartão de memória. Todos os dados que estão lá serão apagados.

Você deverá instalar no seu computador um programa chamado MiniTool Partition. Na verdade, você pode utilizar qualquer outro programa gerenciador de partição que ofereça suporte à Fat32 e Ext2. Se você usa Linux, pode se valer do Gparted ou Disk Utility para quem usa Mac. Você pode baixar o MiniTool Partition usando o botão abaixo.

MiniTool Partition Download

Depois de baixado e instalado o MiniTool, remova o cartão de memória do seu aparelho e plugue ao computador usando um adaptador qualquer. Você pode usar o cabo USB e ligar o celular ao computador caso não tenha um adaptador, mas para que funcione corretamente você deverá ir na barra de notificações do seu celular e selecionar a opção “Ligar armazenamento USB”.

Execute o MiniTool Partition. A primeira vista ele pode parecer complicado, mas é um programa muito simples e eficaz para criar partições. Vamos ver como funciona?

Usando o MiniTool Partition

Usando o MiniTool, localize o seu cartão de memória, (muito cuidado para não escolher a partição errada e acabar formatando o seu disco rígido) clique com o botão direito na partição do seu cartão de memória e em seguida clique em “Delete”, isso deletará a partição e apagará todos os seus dados no cartão. Se você tiver outras partições no cartão de memória repita o processo. Depois de deletado clique em “Apply” na barra superior, esse botão aplicará todas as modificações que fizemos no cartão de memória. Caso tenha feito alguma coisa errada clique em “Discard”. Simples de usar esse programa né? Agora vamos para a próxima parte.

Excluindo particao como minitool

Excluindo uma partição

Agora vamos criar duas partições, uma em Fat32 e outra em Ext2. As duas devem ser partições primárias e as duas devem estar com o status none. Ok? Vamos ver como fazer isso.

Criando partições no cartão de memória

Clique com o botão direito do mouse em cima da partição excluída e depois clique em “Create”. Em “Create as” escolha a opção “Primary” e em “File System” escolha “Fat32”. Em “Size and location” você deverá escolher o tamanho da partição. Essa parte fica a seu critério e dependerá do tamanho do seu cartão de memória. Nesse caso, como temos um cartão de 2GB, dividiremos na metade.

particao fat 32 minitool

Criando partição FAT32

Agora vamos alocar a partição que sobrou. Clique com o botão direito novamente, mas agora na partição que está em cinza. Clique em “Create” novamente. Será exibida uma mensagem informando que o cartão de memória será particionado, pressione “Yes” e prossiga. Em “Create as” escolha a opção “Primary” e em “File System” escolha “Ext2”. Em “Size and location” você deverá escolher o tamanho que sobrou.

criando particao ext2 minitool

Criando partição EXT2

Feito isso, o seu cartão está pronto. Não esqueça de clicar em “Apply” para aplicar as modificações. Remova o cartão e coloque no seu aparelho, se estiver usando um cabo USB para ligar o celular ao computador, pressione “Desligar”. Aguarde o seu aparelho ler o cartão de memória. Se tudo ocorreu bem, nenhuma notificação será exibida depois que o celular fez a leitura corretamente.

Instale o Link2SD

É hora de instalar o Link2SD. Use o link a seguir para instá-lo usando a Play Store e posteriormente execute. Lembrando que o Link2SD precisa de acesso superusuário. Se você não tem acesso Root no seu aparelho, veja aqui como obter esse acesso. Se você já tem acesso superusuário, clique em “Permitir”.

Dependendo do seu aparelho, pode ser que uma mensagem seja exibida. No nosso caso a mensagem exibida foi a seguinte.

Restart app Link2SD has not yet managed to obtain root access. This often happens the first time the app is run and requests Superuser but is usually tine from then on. Click OK and restart Link2SD to try again. Make sure you respond correctly to the Superuser request.

Isso acontece geralmente na primeira execução do Link2SD e é normal. Você deverá reiniciar o seu aparelho para que funcione corretamente. Pronto, o seu aparelho já está configurado para mover os aplicativos para o cartão de memória. Você pode mover praticamente qualquer aplicativo para o Cartão SD, menos os aplicativos nativos do sistema e bloatwares, veja como mover bloatwares aqui.

Movendo aplicativos para o cartão de memória

Para mover os aplicativos para o cartão de memória, você deve abrir o Link2SD e procurar o aplicativo que deseja mover para o cartão. Clique no aplicativo, uma tela com informações sobre ele será exibida, clique na opção “Criar Link” e depois em “ok”. Pronto, o seu aplicativo foi movido para o cartão de memória.

Depois de linkado o aplicativo será automaticamente movido para o cartão, você não precisa mover novamente. Perceba que ouve um aumento na memória interna. Vá em Configurações →  Aplicações →  Gerenciar aplicações.

Detalhe importante

É importante informar que apesar de o Link2SD mover os aplicativos para o cartão, uma parte dos arquivos ainda ficam na memória interna. E também não esqueça de dar aquela força nas redes sociais, um like não mata ninguém ;)