Aumentar memória interna, movendo aplicativos para o cartão SD

Apesar de o Android ser um ótimo sistema operacional, ele não roda bem em aparelhos de baixo custo. Ele é um sistema gordo e que bebe muitos recursos de hardware do smartphone. É por esse motivo que, em pleno ano de 2013, ainda temos uma mar de aparelhos que rodas a versão Gingerbread, ou seja, as versões mais recentes do Android, se quer cabem em aparelhos baratos. Com a tentativa de diminuir os recursos de hardware usado pelo sistema, podemos mover os aplicativos para o cartã de memória com a intenção de liberar mais espaço para que você instale outras aplicações. A liberação de espaço é ideal caso você tenha um aparelho com pouca memória interna. Como as aplicações normalmente não vão para o cartão de memória, faremos uma espécie de “gambiarra”.

Possíveis consequências

Devemos informar que o cartão de memória tem uma resposta mais lenta às requisições feitas pelo sistema, isso quer dizer que o cartão de memória é mais lento que a memória interna. É por esse motivo que o iPhone não tem entrada para cartão de memória e é por esse mesmo motivo que o aparelho carro-chefe do sistema Android, Nexus, também não possui essa entrada. O cartão de memória, de certa forma, deixa o aparelho mais lento e mover os aplicativos para o cartão de memória pode sim prejudicar o desempenho do seu celular, embora você não consiga perceber isso de forma tão acentuada. Para saber mais sobre os tipos de cartão de memória e se é possível acelerar o seu aparelho com um cartão mais rápido, veja o nosso artigo sobre as classes de cartão Micro SD.

Se mesmo sabendo das consequência, você ainda queira mover os aplicativos para o cartão de memória,  saiba que eu fiz esse mesmo processo no meu aparelho e não senti muita diferença no desempenho, e os benefícios, com certeza, foram maiores que as consequências. Siga o nosso tutorial e libere mais espaço na memória interna do seu aparelho.

Como mover aplicativos para o cartão de memória no Android

Para tanto, precisaremos de um aplicativo chamado Link2SD. Esse aplicativo fará a transferência dos outros aplicativos da memória interna do seu aparelho para o cartão de memória. O Link2SD precisa de permissões de superusuário, isso quer dizer que o seu aparelho deve ter acesso Root.

Veja também: Como obter acesso Root no Android

[alert style=”red”]Antes de prosseguir faça um Backup dos arquivos que estão no cartão de memória. Todos os dados que estão lá serão apagados.[/alert]

Você deverá instalar no seu computador um programa chamado MiniTool Partition. Na verdade, você pode utilizar qualquer outro programa gerenciador de partição que ofereça suporte à Fat32 e Ext2. Se você usa Linux, pode se valer do Gparted ou Disk Utility para quem usa Mac. Você pode baixar o MiniTool Partition usando o botão abaixo.

MiniTool Partition Download

Depois de baixado e instalado o MiniTool, remova o cartão de memória do seu aparelho e plugue ao computador usando um adaptador qualquer. Você pode usar o cabo USB e ligar o celular ao computador caso não tenha um adaptador, mas para que funcione corretamente você deverá ir na barra de notificações do seu celular e selecionar a opção “Ligar armazenamento USB”.

Execute o MiniTool Partition. A primeira vista ele pode parecer complicado, mas é um programa muito simples e eficaz para criar partições. Vamos ver como funciona?

Usando o MiniTool Partition

Usando o MiniTool, localize o seu cartão de memória, (muito cuidado para não escolher a partição errada e acabar formatando o seu disco rígido) clique com o botão direito na partição do seu cartão de memória e em seguida clique em “Delete”, isso deletará a partição e apagará todos os seus dados no cartão. Se você tiver outras partições no cartão de memória repita o processo. Depois de deletado clique em “Apply” na barra superior, esse botão aplicará todas as modificações que fizemos no cartão de memória. Caso tenha feito alguma coisa errada clique em “Discard”. Simples de usar esse programa né? Agora vamos para a próxima parte.

Excluindo particao como minitool

Excluindo uma partição

Agora vamos criar duas partições, uma em Fat32 e outra em Ext2. As duas devem ser partições primárias e as duas devem estar com o status none. Ok? Vamos ver como fazer isso.

Criando partições no cartão de memória

Clique com o botão direito do mouse em cima da partição excluída e depois clique em “Create”. Em “Create as” escolha a opção “Primary” e em “File System” escolha “Fat32”. Em “Size and location” você deverá escolher o tamanho da partição. Essa parte fica a seu critério e dependerá do tamanho do seu cartão de memória. Nesse caso, como temos um cartão de 2GB, dividiremos na metade.

particao fat 32 minitool

Criando partição FAT32

Agora vamos alocar a partição que sobrou. Clique com o botão direito novamente, mas agora na partição que está em cinza. Clique em “Create” novamente. Será exibida uma mensagem informando que o cartão de memória será particionado, pressione “Yes” e prossiga. Em “Create as” escolha a opção “Primary” e em “File System” escolha “Ext2”. Em “Size and location” você deverá escolher o tamanho que sobrou.

criando particao ext2 minitool

Criando partição EXT2

Feito isso, o seu cartão está pronto. Não esqueça de clicar em “Apply” para aplicar as modificações. Remova o cartão e coloque no seu aparelho, se estiver usando um cabo USB para ligar o celular ao computador, pressione “Desligar”. Aguarde o seu aparelho ler o cartão de memória. Se tudo ocorreu bem, nenhuma notificação será exibida depois que o celular fez a leitura corretamente.

Instale o Link2SD

É hora de instalar o Link2SD. Use o link a seguir para instá-lo usando a Play Store e posteriormente execute. Lembrando que o Link2SD precisa de acesso superusuário. Se você não tem acesso Root no seu aparelho, veja aqui como obter esse acesso. Se você já tem acesso superusuário, clique em “Permitir”.

Dependendo do seu aparelho, pode ser que uma mensagem seja exibida. No nosso caso a mensagem exibida foi a seguinte.

[alert style=”yellow”]Restart app Link2SD has not yet managed to obtain root access. This often happens the first time the app is run and requests Superuser but is usually tine from then on. Click OK and restart Link2SD to try again. Make sure you respond correctly to the Superuser request.[/alert]

Isso acontece geralmente na primeira execução do Link2SD e é normal. Você deverá reiniciar o seu aparelho para que funcione corretamente. Pronto, o seu aparelho já está configurado para mover os aplicativos para o cartão de memória. Você pode mover praticamente qualquer aplicativo para o Cartão SD, menos os aplicativos nativos do sistema e bloatwares, veja como mover bloatwares aqui.

Movendo aplicativos para o cartão de memória

Para mover os aplicativos para o cartão de memória, você deve abrir o Link2SD e procurar o aplicativo que deseja mover para o cartão. Clique no aplicativo, uma tela com informações sobre ele será exibida, clique na opção “Criar Link” e depois em “ok”. Pronto, o seu aplicativo foi movido para o cartão de memória.

Depois de linkado o aplicativo será automaticamente movido para o cartão, você não precisa mover novamente. Perceba que ouve um aumento na memória interna. Vá em Configurações →  Aplicações →  Gerenciar aplicações.

Detalhe importante

É importante informar que apesar de o Link2SD mover os aplicativos para o cartão, uma parte dos arquivos ainda ficam na memória interna. E também não esqueça de dar aquela força nas redes sociais, um like não mata ninguém ;)

  • Vinicius

    ei esse negócio faz é aumentar a memória interna é ? me respondem por favor !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Dimas Lopes

    Android Lixo!

  • Reinaldo

    a partição fat 32 não aparece no dispositivo, mas o link2sd funciona corretamente, como tenho acesso aos arquivos da partição maior?

  • Daniel Mendanha

    tanto o dispositivo quanto o programa link2sd nao ta reconhecendo a segunda partição do cartao sd, oque q eu faço?

  • Karoline

    Assim que fiz uso do MiniTool Partition o cartão de 4Gb, ficou com apenas 2GB.

  • Wagner esquivel

    Ola, eu ja tenho esse app link2sd e ja conseguir mover algum dos meu app mais tem outros quer nao tao movendo sempre da erro , esse sao app play store , play serviçe ,youtube i entres outros.

  • Wandelson Silva

    Ola eu instalei MiniTool Partition. so que o meu cartao sd de 16 GB nao aparaçe nele!so apareçe a memoria do pc. espero que possa mi ajudar

  • Jose Roberto Silva

    olá bom eu ja vi varios videos mostrando quase a mesma coisa que aqui mas na maioria diz ter que fazer 3 partiçoes para mim nao funcionou o sisteme enxe e o espaço do cartao fica muinto vasio mesmo linkando tudo q c pode nao sei mas oq fazer

  • victor

    mano eu aperto aplly e nao muda nada pqp ‘-‘ o que eu faço ?

  • Alan Barros

    Gente será se alguém pode me ajudar? O meu Xperia m. Na hora de montar a 2 partição fica só reiniciando. Só para quando retiro o cartão de memória.

    • Lucas Motta

      O meu também é assim, é o mesmo caso, ele fica em looping e não liga ( a não ser que eu tire o cartão de memória ) por favor me ajudem !! Alan Barros, se você conseguiu resolver esse problema, por favor, me ajude !!

    • jonas

      tive o mesmo problema e só consegui ligar quando coloquei o cartão de memória no cel da minha mãe (LG) e apaguei os dados do cartão pelo celular

  • Agnaldo

    Alexandre, quanto a formatação do cartão memória SD, 32 GB como para EXEMPLO, veja as partições e se tem razão de ser.? 1.ª – Partição 24GB – Fat32 -Primary>> 2.ª – Partição 5GB – Fat32 -Primary – ACTIVE >>

    3.ª – Partição 1GB – Linux Swap -Primary, veja a 1ª para dados(fotos/Musicas/etc), a 2ª para aumentar memória interna (veja fiz em FAT32-Primary-Activa, para fugir do limitação de GB dos EXT-2/3, mas a partição esta setada como ATIVA que é reconhecida pelo celular como extensão ) e por último a 3.ª partição Linux Swap como extensão da memória RAM.?? ISTO tem validade??, obrigado mesmo AND 4.1 pra cima não trans app??

  • Agnaldo

    Alexandre, bom dia vi uma afirmação do jefferson h. disse “Android 4.1
    ou superior, não vai ser possível transferir apps para o cartão, pois o
    Android baniu essa função do seu código básico, o maximo que se consegue
    fazer e transferir o data de alguns jogos,as também não são todos”
    o Gustaavo Fernandes indicou ” usou GL TO SD pra mover a data pro cartão”

  • Heloysa

    Alexandre criei a partição e todos os aplicativos já foram pro cartão, entretanto a memória ainda acusa sem espaço. No Link2SD aparece vários app com -Odex- ao lado, que não permitem criar o link. O que eu faço?

  • kaio borges

    vlw Alexandre melhor passo a passo do link2sd, passei um dia todo lendo os outros e nao consegui, nesse aqui foi so na manha 10 min ja ta feito

  • Gô Oliveira

    Usei em dois celulares diferentes e funcionou muito bem… em um com android mais antigão e agora no Samsung Galaxy SII Duos, perfeito!
    Adoro suas dicas, obrigada por partilhar seu conhecimento!

  • Jorge Campos

    olá, esse método não funciona no L3. No L3 as duas partições tem que ser fat32 e mesmo assim teremos um bug no armazenamento do micro sd externo que ele não reconhece mais pelo celular.

    • Cesar S

      Isso aconteceu comigo e depois de garimpar a internet, eu achei a solução em um site inglês e é bem simples. Testei e funcionou perfeitamente. Vai aí a dica pra quando o Windows não reconhecer o MicroSd -> Você vai criar TRÊS partições primárias: a primeira com apenas 7mb e em FAT, a segunda com 500mb (ou o tamanho que preferir, já que essa partição é reservada para linkar os apps do seu android) e em EXIT2… e por fim, a terceira e última partição com qualquer tamanho em FAT32 para poder colocar músicas, imagens… Garanto que tanto o Windows, quanto o Android irão reconhecer o MicroSD :)

  • Luciana

    Meu cartão não está mais sendo reconhecido, nem pelo Minitool. Não consigo mais acessa-lo para colocar arquivos. Aparece “insira um dísco removível.” O que eu faço? :/

  • Merlin Coelho

    Olá! a minha duvida está justamente nessa “metade” que sobra do aplicativo na memoria interna. como ele levo ela para o SD também? Pois são essas metades que lotaram minha memoria. Tenho deletado aplicativos do sistema mas é certeza que se eu continuar dessa forma cedo ou tyarde irei estragar o aparelho.

    • gabriel

      oi td bem com vc??????

      • motorocker

        gabriel esta com o cu dando bote

  • thuane:)

    toda vez que tento passar diz que preciso permitir o prompt do superusuário . mas não consigo permitir , e agora ?

  • Bruno

    Opa! blz ? Eu fiz todos os passos certinhos e tenho ROOT no meu Xperia Z1 mas quando coloquei o microSD, o celular nao liga.. se retirar o mesmo, o apaelho volta a ligar normalmente. O que faço ?

    • julianmusician

      tive o mesmo problema com meu Xperia L android 4.2.2, fiz tudo certinho mas na hora de instalar o Like2SD ele reiniciou meu xperia e nao inicia mais fica na tela da sony sem sair disso! só volta ao normal quando retiro o cartao sd

      • diana costa lopes

        Estou com este mesmo problema no xperia m (c 2004) Ele fica reiniciando e não abre, só quando retiro o meu cartão sd

        • Lucas Motta

          Estou com mesmo problema no meu Xperia M rooteado e tudo certinho… Aparentemente a marca Xperia não aceita esse tipo de coisa, se souberem como resolver, POR FAVOR, ME AJUDEM !!

          • diana costa lopes

            Lucas,ive que comprar outro sd card, não consegui fazer a partição, tentei formatá-lo, mas perdi o cartão ( ficou sem uso) nem o pc consegue ler.

      • Jonathas Souza Rios

        o meu Xperia L, infelizmente teve esse problema quando achei que tinha resolvido deu merda. dá tudo certo, mas quando é para reiniciar o aparelho começa o looping eterno e ´so acaba removendo o cartão sd. bem aguardar, alguma solução.

  • Elder Santos

    Alexandre, tu é o cara! Casa cmg?

  • Bruno

    Meu cartão de 8G deixei 2 GB para o FAT 32. O que acha? tá bom?

  • Bruno

    Porque você dividiu em duas partições? Se quiser ter apenas 1 partição escolho FAT ou EXT2?

  • costacafj

    Alexandre, eu fiz esse método no meu tablet (HP Slate 7 2800). O root foi um parto mais saiu rs. Instalei o Link2SD, particionei o microSD, tudo certinho. Quando abri o Link2SD ele me deu o aviso de qual era a 2ª partição do microSD, escolhi o mesmo formato que criei, ele reiniciou o tablet normal e não deu esse aviso novamente quando abri o app. O problema é que, mesmo depois disso, quando eu tenho mover um app ele dá a seguinte mensagem: “App2SD não é suportado pelo seu aparelho. Seu aparelho possui um armazenamento externo primário que é emulado pelo armazenamento externo. Você pode linkar a aplicação para mover os arquivos para o seu cartão SD”. O que pode ser isso?

    • Fala brow, blz? Bom… você não precisa mover os aplicativos manualmente para o cartão de memória. Basta criar um link para o aplicativo pelo próprio Link2SD. Na sessão “Movendo aplicativos para o cartão de memória” do tutorial, tem ensinando como fazer.

  • Binho

    Gente acabei de descobrir um novo metodo que nem passava pela minha cabeça. Como eu descobri fuçando sozinho mesmo, legal seria se todos ao fazer esse procedimento, deixasse seu relato com o modelo do aparelho para outras pessoas fazer tbm. Vamos la. Eu nao sei exatamente se precisa de root, acredito que nao, pois esse programa ele nao pedi autorizacao de sSuper usuario. O programa é conhecido por muitas pessoas é muito me admirou ninguem ter postado nada ainda. O programa é o Clean Master. Ele tem Um opcao de mover para cartao sd. Pronto. Só escolher esse aplicacao é ta feito. No comeco fiquei com medo dos meus programa nao funcionarem direito,. mas ja testei e td e ta as mil maravilha. Só um detalhe, de pois que fazer esse processo nao podera apagar o Clean Masters enquanto voltar os aplicativos para seu diretorio que estava antes da execussao desse procedimento.Grato Binho

    • Merlin Coelho

      também descobri sozinha, mas precisa de acesso a root e ter dado permissão de superuser, pois caso contario não desistala aplicativos antivos do sistema.

  • Eduardo

    Bom dia. Cara instalei tudo no celular, fiz o passo a passo, mas, fiz alguma coisa errada. Perdi todos os aplicativos instalados no celular, ate os de fabrica. Não consigo nem voltar as configurações originais. Pode me ajudar?

    • Eduardo

      SOS

    • Binho

      Gente acabei de descobrir um novo metodo que nem passava pela minha cabeça. Como eu descobri fuçando sozinho mesmo, legal seria se todos ao fazer esse procedimento, deixasse seu relato com o modelo do aparelho para outras pessoas fazer tbm.
      Vamos la. Eu nao sei exatamente se precisa de root, acredito que nao, pois esse programa ele nao pedi autorizacao de sSuper usuario. O programa é conhecido por muitas pessoas é muito me admirou ninguem ter postado nada ainda. O programa é o Clean Master. Ele tem Um opcao de mover para cartao sd. Pronto. Só escolher esse aplicacao é ta feito. No comeco fiquei com medo dos meus programa nao funcionarem direito,. mas ja testei e td e ta as mil maravilha. Só um detalhe, de pois que fazer esse processo nao podera apagar o Clean Masters enquanto voltar os aplicativos para seu diretorio que estava antes da execussao desse procedimento.

      Grato Binho

  • Thiago Lucena

    Pra que criar as partições?

    • A formatação que os aplicativos usam é diferente daquela que a gente usa pra armazenar os arquivos. Então precisamos criar duas partições, cada uma com uma formatação diferente para pode armazenar os aplicativos em uma e os arquivos, como fotos e músicas, na outra.

      • E qual a diferença caso não tenha partição? Sendo que o android é capaz de ler os dados dos apk e os arquivos da mesma forma

  • Marcelo Ávila

    Meu cartao está dando como danificado depois, e agora?

    • Cesar BlueBurn

      Coloque novamente o cartão no seu celular, vá até armazenamento (nas configurações) e selecione APAGAR CARTÃO SD , confirme e o cartão estará zerado ;D

      • Ezequiel

        O meu cartão SD tem 32gb. Ai a primeira partição fico com 2gb..e os 30gb restante não da de usar mais..pois não aparece no celular..

        • É! A proporção ficou perfeita, mas você verificou se formatou as partições como primárias? É bem complicadinho fazer esses particionamentos.

          • fran

            o meu esta do mesmo jeito!! so aparece uma partição no meu celular e ja verifiquei estão como primarias as duas partiçoes, acontece que quando vou aplicar as mudanças ele torna de novo uma partição so so que com o mesmo tamanho de gb da primeira partição o que faço??

  • maitha

    Por gentileza, como faço para mover os aplicativos do motorola defy mini dual chip para o cartao sd? E como faço para deletar os aplicativos que vieram com o aparelho, mas que eu nao uso e nao quero ter instalado?

    • O próprio sistema permite mover os aplicativos para o cartão de memória, basta ir em Configurações> Aplicações>Gerenciar aplicações. Selecione uma aplicações, e depois pressione “Mover para Cartão” Entretanto, algumas aplicações só podem ser movidas na marra e pra isso você precisa seguir os passos desse tutorial. Já para desinstalar aplicativos que vieram com o aparelho, você pode ver como fazer isso nesse link http://goo.gl/cqmXoT

  • Joyce Ferreira

    O meu problema é que as atualizações dos aplicativos vão para a memória interna do celular. Tem como as atualizações irem para o cartão de memória também? Obrigada.

    • Isso realmente não dá pra fazer. E mesmo que fosse possível, não seria nenhum pouco recomendado. O cartão de memória usa um tipo de memória que é extremamente lenta, e se as atualizações fossem parar no cartão de memória, diminuiria o desempenho do sistema como um todo.

  • mateus fernando diniz

    cara me ajuda aqui quando eu liguei o cel e abri o link2sd ele ta perguntando selecione o sistena de arquivo da segunda partição ext2 ext3 ext 4 fat32/fat16

    • LS Pablo Lemos

      Vc deixa na EXT2 mesmo

  • kesley

    ola alexandre, obrigado pelo tutorial muito bem feito, porém quando eu vou em criar link aparece a mensagem : “no such file or directory (não existe tal arquivo ou diretório)”, eu fiz todos os passos corretamente e não entendo porque deu errado, poderia me ajudar ?

  • wilson

    Bom dia !! Gostaria de pedir sua ajuda, pois quando coloco o cartão no celular o espaço que aparece disponível quando tento gravar uma foto informa que meu cartão é somente para leitura e não deixa eu gravar minhas fotos. O que posso fazer e qual partição realmente fica para armazenar os dados externos. Desde já obrigado !

    • Alexandre

      A partição que aparecerá e que você deverá usar para enviar os arquivos é a fat32. A ext2 será usada pelo sistema e não ficará disponível.

  • Laiz Souza

    Eu exclui sem querer uma aplicação dos contatos e agora a agenda de contatos nao aparece na tela inicial, foi sem querer, foi pelo link2s. O que posso fazer ? ;/

  • Karina Nóbrega

    Finalmente consegui, graças ao seu artigo! Muito obrigada!

  • Henrique Casagrande B

    Muito bom artigo, Procurei hrs e tentei varias formas diferente de fazer isso no meu galaxy s duos com android 4.0.4 e nada funcionava e a memoria interna cheia e o cartao SD de 16gb vazio. Finalmente deu certo. Obrigado!

  • Gabriel Avila

    Eu gostaria de enviar todos dados para o cartao sd, porque ainda ocupa um grande espaço na minha memória interna, você sabe como posso fazer isso? Só estou com 24mb livre na memória e não consigo baixar mais aplicativos.

    • Infelizmente isso não é possível. Apenas parte do aplicativo vai parar no cartão de memória. A solução, por mais triste que seja, é comprar um aparelho com mais memória interna.

  • Gabriele

    Instalei o programa certinho, mas depois que deletei os arquivos da partição, a opção “create” não aparece para mim, na verdade aparece, mas está desativada. Como devo proceder? Sou bem leiga no assunto, mas consegui fazer o root, só falta instalar o app para mover os aplicativos. Me ajuda! :)

    • Gabriele

      Consegui fazer o processo com o MiniTool, mas o meu celular deu a seguinte informação: “O cartão SD foi danificado” e pede para formatá-lo. E agora?

      • Gabriele

        hahahah, na verdade acho que não consegui, pois meu celular disse que não há uma segunda partição. Se puder me ajudar, agradeço muito! :)

        • Alexandre

          Oi Gabi. Acho que funcionou, sim. Quando você colocar o cartão de memória no celular, ele só vai mostrar a partição em FAT. A outra fica oculta, você deve transferir os arquivos para ela usando o Link2SD

          • Gabriele

            Assim, depois que eu reiniciei o celular, ele parou de dar o erro no cartão de memória. Eu já instalei o Link2SD, mas quando eu quero mover um aplicativo para o cartão e clico em “criar link” ele diz que não há outra partição para mover o app. :( Alguma coisa eu fiz errado, ahahahaha!

          • rafaela

            eu tambem to aqui quebrando a cabeça pra conseguir achar partiçao :p

          • fran

            to na mesma historia!! por favor o que fazer??

      • LS Pablo Lemos

        formata e reinicia o aparelho.

    • LS Pablo Lemos

      isso aconteceu comigo tbm,mas era pq o minitool estava desatualizado.fecha o programa e abre denovo e siga passo a passo as instruçoes.

  • Daniel

    Cara, sem querer escolhi a partição errada e acabei formatando o disco rígido . Agora meu not liga normalmente, mas o win nn inicia, fica procurando resolver os reparos e pede pra desligar… O que eu faço ?

    • Alexandre

      Vai ter que usar o CD de instalação do Windows para reparar. Se não funcionar, vai ter que reinstalar o sistema operacional. :(

  • washington

    Quando eu desligo o usb pelo cell aparece lendo cartão e dps fala q ele esta vazio e não acrescenta nada na memoria interna.

  • washington

    feito isso nao da para abrir o Sd no pc nao para armazenar dados? Que aki nao abre so a memoria do telefone msm!

    • Alexandre

      Você pode acessar uma das partições pelo computador, a outra será usada para armazenar os aplicativos e não estará acessível.

  • toni

    O problema é que o link2sd não move os apps totalmente para o cartão ele apenas move alguns arquivos dos programas, mas os mesmos ainda continuam instalados na memoria interna do aparelho.
    Meu aparelho é um Motorola D1 com Android 4.1.2

    • Alexandre

      Exatamente. Mas para quem tem pouca memória interna, esse pouco já ajuda muito

  • Ana Paula

    Ao tentar o procedimento , fica dando cartão danificado.

  • Italo

    É um pouco complicado pra quem é meio desligado. kkkk
    Mas se for seguindo as orientações bem certinhas da tudo certo. Os meus aplicativos passei todos pro cartão de memoria, e liberei toda a memoria do sistema. Obrigado! E o site ta de parabéns! :D

  • E se depois eu quiser desfazer como que faço?

    • Alexandre

      Basta mover os aplicativos de volta para a memória interna, desinstalar o Link2SD e depois formatar o cartão de memória completamente para Fat32.

    • Marcelo

      Ou, então, reseta o aparelho e desparticiona/formata o cartão no PC pelo próprio MiniTool…

  • Renata Carvalho

    Amigo,
    eu fiz todos os procedimentos , mas não funcionou no meu celular.
    instalei o programa no pc, fiz os procedimentos, meu cartao sd é de 16gb, e instalei depois o link2sd e não tinha cartao nenhum dividido nao. Adiantou nada. ajuda ai, pleass.

    • toni

      Já fiz no meu e deu certo, tem que sertificar que as duas partições sejam primarias no seu sd, se não sempre vai da errado.

  • Paulo Tosi

    Cara duvida, mas fiz o procedimento tudo certinho mais minha memoria ram ainda contiua com 150 mb =/

    • toni

      O que vai mudar é a memoria física do teu aparelho. Memória RAM é outro procedimento

  • Carlos

    PERDI TUDO DO MEU CARTÃO POR SUA CULPA…

    • Alexandre

      Eu informei no começo do tutorial que todos os dados do cartão de memória seriam apagados. Está bem grande e marcado em vermelho.

  • Jackson

    Você tem algum artigo para atualizar o android do samsung galaxy y ty S5367??? Desde de já agradeço.

  • Jackson

    muito informativo e explicado. ainda nao fiz mas farei em breve.