Será que atualizar aplicativos no Android ocupa memória?

Resposta: Sim. E, dependendo do aplicativo, muita memória. Esse é o problema de aparelhos Android com pouca memória interna. A medida que vão sendo instalada as atualizações, o espaço que serviria para instalar outras aplicações vai se perdendo. E nem adianta aumentar o tamanho do seu cartão de memória, se tiver um, porque os aplicativos precisam de memória interna para serem instalados e atualizados. É possível, através de uma gambiarra, mover parte dos arquivos de um app para o cartão, mas esse é um processo que requer um pouco de conhecimento.

Por esse motivo o tamanho da memória interna de um telefone deve ser um dos principais fatores a se levar em conta na hora de comprar um novo. Já que essa escolha vai refletir ao longo da vida útil do seu telefone móvel,  uma vez que você não vai poder usar os recursos e aplicativos na sua totalidade e será praticamente obrigado a desinstalar alguns aplicativos em detrimento de outros.

Atualizar aplicativos Android

Mover aplicativos para o cartão de memória

Entretanto, existem formas de diminuir o uso da memória interna por algumas aplicações, transferindo parte dos arquivos  para o cartão de memória. Apesar de não recomendar esse procedimento, pela queda no desempenho que provoca, algumas vezes é o único jeito de liberar um pouco de espaço.

Android limpar armazenamento

Para fazer tal transferência vá em “Configurações -> Aplicações -> Gerenciar aplicações” Escolha o aplicativo que deseja mover para o cartão de memória e pressione-o. Uma lista com informações sobre o aplicativo será exibida como: O nome, a versão, tamanho, cache, entre outras. Toque em Mover para o Cartão SD. Pronto, feito isso sua aplicação será movida para o cartão de memória.

Nem todos os aplicativos podem ser movidos para o cartão

Vale fazer algumas colocações. A primeira é que apenas parte do arquivo é movido para o cartão de memória, então mesmo você instalando aplicativos e movendo para o cartão de memória, ainda vai continuar acumulando dados e informações na sua memória interna. A segunda colocação é que nem todas as aplicações são passiveis de serem movidas para o cartão de memória.

  • Tomaz

    Olá. Eu queria saber se quando chegar uma atualização do facebook (por exemplo) eu desinstalar ele antes de instalar a atualização e instalando novamente em seguida fará com que o aplicativo não ocupe mais espaço.

  • Ana Clara Marques

    Eu tenho um Galaxy S 2, e não estou conseguindo baixar nenhum aplicativo, aparece uma mensagem dizendo ” Erro, espaço para armazenamento insuficiente.” Porém, quando conecto o celular no computador, posso ver que tenho muito espaço, mais do que o pedido por alguns aplicativos. Alguém conseguiria me ajudar ?
    Obrigada, Ana Clara

    • Ana laryssa

      acontece cmg só que no tablet :/ não consigo atualizar o Subway sufers

    • Jonas Santos

      é por porcentagem, Ex: Meu tablet com 1GB para aplicativos começa a dar esse erro quando está sobrando 100MB de armazenamento, ou seja, estou usando 90% da memoria. (100MB é espaço o suficiente para usar o whatsapp sem problemas, por exemplo).

  • magnum dias

    curti muito essa informação visto que tinha poucos aplicativos na memoria interna, a maioria movida pra um SD classe 10 e mesmo assim tava com apenas 3GB de espaço interno algo que me incomodo bastante porque tinha app de dowload que só funciona guardando arquivos na memoria interna( um problema pra quem quer deixar o cel baixando a noite toda) e não encontrava a causa achava que a atualização de aplicativos apenas substituia a versão anterior amargo engano

  • xande

    i no lg L4 como fazer,todo aplicativo que eu tento baixar ,sempre falla ,memoria de armazenamento esta se esgotando,oque faço ?