Será que atualizar aplicativos no Android ocupa memória?

Atulizar aplicativos no android ocupa memória
Publicado por Redação

Resposta: Sim. E, dependendo do aplicativo, muita memória. Esse é o problema de aparelhos Android com pouca memória interna. A medida que vão sendo instalada as atualizações, o espaço que serviria para instalar outras aplicações vai se perdendo. E nem adianta aumentar o tamanho do seu cartão de memória, se tiver um, porque os aplicativos precisam de memória interna para serem instalados e atualizados. É possível, através de uma gambiarra, mover parte dos arquivos de um app para o cartão, mas esse é um processo que requer um pouco de conhecimento.

Por esse motivo o tamanho da memória interna de um telefone deve ser um dos principais fatores a se levar em conta na hora de comprar um novo. Já que essa escolha vai refletir ao longo da vida útil do seu telefone móvel,  uma vez que você não vai poder usar os recursos e aplicativos na sua totalidade e será praticamente obrigado a desinstalar alguns aplicativos em detrimento de outros.

Atualizar aplicativos Android

Mover aplicativos para o cartão de memória

Entretanto, existem formas de diminuir o uso da memória interna por algumas aplicações, transferindo parte dos arquivos  para o cartão de memória. Apesar de não recomendar esse procedimento, pela queda no desempenho que provoca, algumas vezes é o único jeito de liberar um pouco de espaço.

Android limpar armazenamento

Para fazer tal transferência vá em “Configurações -> Aplicações -> Gerenciar aplicações” Escolha o aplicativo que deseja mover para o cartão de memória e pressione-o. Uma lista com informações sobre o aplicativo será exibida como: O nome, a versão, tamanho, cache, entre outras. Toque em Mover para o Cartão SD. Pronto, feito isso sua aplicação será movida para o cartão de memória.

Nem todos os aplicativos podem ser movidos para o cartão

Vale fazer algumas colocações. A primeira é que apenas parte do arquivo é movido para o cartão de memória, então mesmo você instalando aplicativos e movendo para o cartão de memória, ainda vai continuar acumulando dados e informações na sua memória interna. A segunda colocação é que nem todas as aplicações são passiveis de serem movidas para o cartão de memória.

Tópicos:

,