O que é e como ativar a depuração USB em aparelhos Android

Como ativar a depuraçã USB no Android
Publicado por Alexandre

Entre os sistemas operacionais para dispositivos móveis mais usados do mundo, o Android é aquele que tem a menor quantidade de restrições. Em comparação ao Windows Phone e iOS, ele é o que permite maiores customizações e acesso quase irrestrito as configurações mais íntimas. Apesar de isso não ser lá uma coisa “boa” para a maioria dos usuários medianos e iniciantes, que pode acabar por danificar o aparelho com alguma configuração danosa, é certo que permite aos mais experientes fazer aquilo que eles querem, do jeito que querem. Um termo muito comum entre os usuários de Android é a famosa “Depuração USB” ou “USB Debugging” que veremos o que é e para que serve nas próximas linhas.

O que é depuração USB?

A depuração USB geralmente é usada por desenvolvedores no processo de criação de aplicativos. Ela serve para trocar arquivos entre o computador e o dispositivo, instalar aplicativos no aparelho diretamente do computador, sem a necessidade de ficar mexendo no smartphone. Geralmente a depuração USB é ativada juntamente com um kit de desenvolvimento para Andoid (Software Developer’s Kit, SDK). Entretanto a depuração USB pode ser ativada sem a necessidade de um SDK, geralmente isso acontece entre usuários que desejam fazer alguma modificação no aparelho, como obter acesso root.

Como ativar a depuração USB no Android

Por motivos de segurança e utilidade a depuração USB vem por padrão desativada, mas é possível habilitá-la rapidamente seguindo alguns passos simples. Pode ser que dependendo da versão do Android rodando em seu aparelho, os nomes usados e a sessão onde eles se encontram estejam ligeiramente diferentes. Mas basicamente é a masma coisa. Vá em Configurações > Aplicações > Desenvolvimento > Depuração USB. É só marcar a caixa de depuração USB e ela estará ativada para o seu aparelho. Esperava mais passos? Desculpe desapontá-lo.

Depuracao usb