O que acontece se eu for para uma área sem cobertura 4G?

cobertura-4g
Publicado por Redação

Se você comprar um aparelho 4G e for para uma área que não tem cobertura do LTE 4G, o seu aparelho funcionará normalmente, porém, utilizando a rede disponível seja ela 2G ou 3G. Isso porque os aparelhos 4G são retrocompatíveis com as redes de segunda e terceira geração. Só por curiosidade, você pode verificar isso nas especificações do aparelho. O Galaxy SIII 4G, por exemplo, é compatível com o LTE 4G, LTE FDD e é também compatível com redes EDGE/GPRS, HSPA.

Pode ficar tranquilo, rede é que não vai faltar para você fazer suas ligações, ou não. Vale ressaltar que a velocidade de sua conexão mudará para pior caso você não tenha cobertura do 4G.

Sem cobertura 4G

O padrão LTE foi criado para ser totalmente compatível HSPA e GSM. Diferente do WiMax, que brigou com o LTE para ocupar o posto de substituto da terceira geração, o LTE possibilitava migrar para uma conexão que tem uma transferência de dados muito mais rápida, sem precisar aposentar os serviços existentes, e claro, sem dar muitos prejuízos as operadoras, seja na instalação de novos equipamentos, migração e ganhos com serviços prestados.

Tópicos:

,