Apple – A companhia que inventou o computador pessoal

A Apple Inc. é um empresa de tecnologia e entretenimento americana criada por Steve Jobs, Steve Wozniak e Mike Markkula em 1976. Hoje em dia, a empresa vive da venda de aparelhos eletrônicos, como smartphones, tablets e computadores, e programas, como sistemas operacionais e aplicativos. Os gadgets mais populares da empresa são o iPhone, iPad, iPod, iMac e MacBook. A companhia também  desenvolve os programas que acompanham os seus equipados e lucra com a venda de serviços. Alguns de seus programas mais populares são o iOS, Mac OS, iLife, iWork, Safari e QuickTime, iTunes, Apple Music, Apple Mail, iMovie e iLife.

A revoluções da Apple

A Apple foi responsável pela revolução da computação pessoal. Se ela não existisse, as coisas seriam, no mínimo, muito diferentes hoje em dia. Ela foi a primeira empresa a utilizar a interface gráfica em um computador de sucesso, o Macintosh, que a partir desse ponto tornou-se o computador que todos queriam. O mercado fonográfico também foi revolucionado pela empresa, que depois do iPad, passou a andar lado a lado com a Internet. E por fim, a telefonia. O iPhone serviu de molde para todos os outros smartphones de sucesso. Sem falar nos tablets, que são iPads com outro nome.

loja da apple

Apple, valor de mercado

A Apple Inc. é a empresa com o maior valor de mercado do mundo. Ela sozinha é mais valiosa que todos os bancos da zona do Euro. Emprega cerca de 50 mil funcionário e abrirá em breve uma loja no Brasil. As suas ações já foram negociadas a US$ 665,35, somando um valor de mercado que ultrapassa os US$ 620 bilhões (cotação de agosto de 2012). A Apple tem sido a companhia mais valiosa do mundo desde que ultrapassou o Exxon Mobil (multinacional de petróleo). Sim, bytes valem mais que petróleo.

A história da Apple

A história da Apple se confunde como a história da computação pessoal e da massificação de equipamentos eletrônicos desenvolvidos para usuários finais. Antes da Apple, o foco das grandes companhias de tecnologia, como Xerox e IBM, era as grandes corporações. As ideias revolucionárias de Steve Jobs iriam influenciar outro grande gênio da informática chamado Bill Gates, o criador da Microsoft, e que geraria o maior embate tecnológico que perdura até os dias atuais (Mac vs PC).

A interface gráfica foi criada pela Apple, deveríamos pagar royalties?

A interface gráfica como nós a conhecemos hoje em dia começou, grosseiramente, nos laboratórios da Xerox, com a criação do primeiro mouse junto com uma interface gráfica rudimentar. Steve Jobs, quando viu aquilo, ficou maravilhado e percebeu o seu potencial. Prontamente ele decidiu que adotaria aquelas ideias no seu próximo lançamento, e foi o que ele fez. O Computador Lisa chegou ao mercado em 1983 com características revolucionárias, como um menu desdobrável, ícones que representavam aplicações e arquivos, lixeira e o famoso clique duplo do mouse.

Lisa - computador com a primeira interface gráfica

iPod e a reinvenção da forma como transportamos músicas

Outra grande revolução da companhia foi a concepção do iPod, equipamento capaz de armazenar milhares de músicas com qualidade de CD e que fez muito, mas muito sucesso.

MP3 Player ultraportátil coloca até 1.000 músicas no seu bolso e deve ser a grande novidade para presentes neste Natal. 24 de outubro de 2001 – A Apple lançou ontem o iPod, um revolucionário aparelho de MP3 que armazena mais de 1.000 músicas com qualidade de CD, dentro de uma embalagem ultraportátil, de pouco mais de 150 gramas, que cabe no bolso. – Apple

Dizia a propaganda da companhia nos idos de 2001, ano de lançamento do equipamento que influenciaria a geração seguinte de mp3 players.

iWatch

Na mesma época em que a Google estava entrando no mercado de dispositivos vestíveis, como Google Glass, a Apple desenvolvia o seu iWatch. O Google Glass foi um fracasso.

Apresentação do primeiro iPod

Trabalhos atuais da Apple

Atualmente a empresa investe em pesquisas e desenvolve equipamentos vestíveis como o iWatch e dá continuidade a produtos já consolidados como o MacBook, iPhone e iPad. A companhia também continua o desenvolvimento de seus sistemas operacionais, trabalha na marca recém adquirida de fones de ouvido, Beats, e continua faturando muito.