Android Wear, novo sistema do Google para vestíveis

O Google anunciou nesta terça-feira (18) o Android Wear, um sistema operacional para dispositivos vestíveis (especialmente relógios inteligentes) baseado no Android. Cá entre nós, eu nunca gostei da ideia de ter um relógio com um sistema operacional e funcionalidades desenvolvidas para smartphones. É como se tivessem pegado um celular, reduzido de tamanho e encaixado numa pulseira para parecer um relógio inteligente. É tosco, mas… Cada um com as suas invenções. Entretanto, o novo sistema do Google me parece ser uma tremenda de uma revolução. Primeiro que não é um sistema desenvolvido para smartphones, mas um sistema desenvolvido especialmente para vestíveis, depois que eles fizeram um puto trabalho em integrar o novo sistema ao Google Now e transformou o Android Wear em um sistema contextual, assim como o próprio mecanismo de pesquisa do Google.

android wear 35 min ate o trabalho

Android Wear Fitness

Com o início da temporada de gadgets que monitoram a saúde, o Google afirmou que o sistema terá integração total com aplicativos que utilizam informações como velocidade, distância e até monitor de frequência cardíaca. Ela fez parcerias com vários fabricantes de eletrônicos de consumo, como Asus, HTC, LG, Motorola, Samsung. E também com fabricantes de chips, como a Broadcom, Imagination Technologies, Intel, Mediatek e, claro, a Qualcomm.

Ok Google

Outra coisa que deve ser levada em conta é que um equipamento vestível, ou um relógio mais especificamente, não tem teclado, óbvio. A resposta vem quase imediatamente, “Ok Google”, o assistente de voz que equipa o Moto X também estará presente no novo sistema. Com ele é possível fazer uma infinidade de coisas, como, por exemplo, obter respostas de perguntas curtas como “quantas calorias tem em um abacate?” ou “que horas sai o meu voo?” e “qual o placar do jogo”. O “Ok Google” também é capaz de fazer tarefas como chamar um táxi, enviar mensagem de texto, fazer uma reserva num restaurante e até definir um alarme.

Moto 360 + Android Wear

Já existe um smartwatch com Android Wear a caminho. A Motorola anunciou que ainda nesse verão (do hemisfério norte) irá lançar o moto 360, o primeiro relógio inteligente da companhia, que carrega o Android Wear e, diferente dos seus pares da concorrência, tem uma tela redonda.

moto 360 android wear

Android Wear SDK

Com o lançamento ainda distante, o Google fez a tarefa de casa e já disponibilizou a versão Preview do SDK, que ainda esse ano ganhará a sua versão final com bem mais funcionalidades. Para quem deseja saber mais acesse developer.android.com/wear/index.html.

Desenvolvedor Android Wear

Veja mais: , ,