4 simples formas de resolver o problema da memória cheia no Android

Entre os usuário de smartphones que mais enfrentam problemas com a pouca memória interna estão os usuário do Android. As causas de o Android ser o grande pivô desse imbróglio é o fato de ser um sistema operacional aberto. Qualquer fabricante de smartphones pode usá-lo, modificá-lo e colocar no seus aparelhos, seja ele um celular com 300 mil megabytes de memória interna ou não. Nem todos os dispositivos Android passam por essa tormenta e o Google Nexus e Samsung Galaxy S estão aí para provar isso. Infelizmente não tem como resolver o problema da pouca memória interna completamente – aceite isso -, mas existe uma forma de amenizar, que veremos nas próximas linhas.

1 – Desinstale aplicativos desnecessários

Boa parte dos smartphones das pessoas, sejam eles Android ou não, tem uma pilha de aplicativos instalados. Muitos desses aplicativos, se quer são utilizados. A pessoa imagina que ele será útil no futuro, ou simplesmente tem preguiça de desinstalá-los. Se a memória do sistema é limitada, a primeira coisa que você deve fazer é remover esses aplicativos inúteis. Acontece que nesse tipo de desperdício, os usuário não são os únicos culpados, as operadoras de telefonia são as que mais pecam em distribuir aparelhos com milhares de bloatwares que não ajudam em nada a vida do usuário.

Bloatware, você sabe o que é, não é?

Os bloatwares são aplicativos pré-instalados no seu aparelhos e que você não consegue remover por vias normais. Se os usuários nunca usam bloatwares, então por que as operadoras insistem em vender aparelhos com esses aplicativos? A resposta eu não sei, mas sei um jeito de removê-los. Para isso você precisa ter acesso Root, veja aqui o que é Root no Android. Depois é só seguir os passos desse tutorial simples para remover definitivamente os bloatwares do seu aparelho.

2 – Mova os aplicativos para o cartão de memória

O segundo e principal passo é mover os aplicativos para o cartão de memória. Isso é recomendável porque a grande maioria dos aparelhos com pouca memória interna possuem uma entrada para cartão microSD. Então nada mais óbvio do que passar os aplicativos para esse cartão e ganhar algum espaço na memória interna. Mas tudo tem um preço e a queda no desempenho talvez seja o mais caro. Sim, seu celular vai ficar ligeiramente mais lento, isso porque a memória externa é mais lenta do que a interna, você pode amenizar esse problema comprando um cartão SD com uma classe maior. O quê, não sabe o que é uma classe de cartão microSD? Então veja nesse pequeno artigo o que são as classes dos cartões de memória e como elas afetam o desempenho do seu aparelho.

Outra coisa que deve ser levada em conta na hora de mover os aplicativos para o cartão microSD é que nem tudo é movido, uma parte do aplicativo ainda fica na memória interna. Para saber como mover aplicativos para o cartão de memória, veja nesse tutorial.

3- Limpe o cache das aplicações

É comum os desenvolvedores se valerem de técnicas para melhorar o desempenho dos seus aplicativos e o uso de cache é uma ótima forma de aumentar a velocidade de carregamento de suas aplicações. O problema é que, em aparelhos limitados, não estamos dispostos a abrir mão de alguns megabytes em detrimento da velocidade. Acesse como limpar cache de aplicativos no Android para ver como remover esse peso desnecessário e ter mais espaço interno.

4 – Limpe os dados das aplicações

Talvez a forma mais efetivar de ter ganhos reais e de forma instantânea de espaço no Android seja apagando os dados de aplicativos. Esses dados guardam informações de login e evitam que os apps baixem toneladas de dados todas as vezes que são iniciados. A simples limpeza desses dados podem gerar um ganho de 60, 90, 150 e até 190 megabytes de memória por aplicação. Veja aqui como apagar esses dados.

  • Ricardo Alves

    Atualiza para o Marshimallow

  • Ricardo da Mata

    A Samsung foi muito desonesta, pois mesmo para época sua memória interna era muito baixa.

  • Dimas Lopes

    Compre um iPhone e fim de papo!

    • kata72

      já ninguém quer essa bosta de sistema operativo…70% do mercado mundial é android…mais um 20 anos e desaparece

  • sandro

    Mesmo com root. alguns aplicativos não são removiveis

  • Rubens Vital

    O que resolveu foi limpar o Cache do Facebook. Estranho, porque espaço livre tinha.
    Mas resolveu fazendo isto, depois é só entrar com a conta de novo.

  • Sara Beatriz Lucas

    Olá :) Eu já removi tudo até imagens, sms e aplicações só tinha uma também já removi e já tentei ligar e desligar o telemóvel várias vezes e continua a dar-me memória cheia não entendo porquê :s