Android

Android já soma 80% de pragas virtuais para aparelhos móveis

virus android

Foi divulgado hoje no site do G1, um artigo afirmando que Android concentra quase 80% dos vírus existentes para dispositivos móveis. Os vírus em aparelhos Android já representam 79% das pragas virtuais de acordo com o relatório da F-Secure, divulgado essa semana para o ano de 2012. Em comparação feita ao número de vírus encontrados em aparelhos Android em anos anteriores, temos 66% em 2011 e 11% em 2010. Apesar da melhoria da segurança o número de aparelhos infectados só faz aumentar, e aumenta também a quantidade de vírus disponível para a plataforma, como aponta o relatório. O estudo indica na verdade que quanto mais usado um sistema, mais ameaças virtuais ele recebe. Com a queda no uso de aparelhos com o sistema Symbian, da Nokia, que em 2010 representava 69% dos número de vírus, em 2011 esse número caiu para 29% e em 2012 contava com apenas 19% das ameaças. Se seguir essa tendência até 2015, o número de vírus para dispositivos móveis estará concentrado em Android, seguido por Windows Phone e em terceiro lugar estaria o iOS, que atualmente conta com 0,7% das ameaças.

virus-em-android

(Fonte da imagem: Android Authority)

Vírus em sistemas novatos

Mas talvez não seja esse o cenário. Vemos o surgimento de novos sistemas operacionais e talvez eles sejam tão interessantes quanto o Android para os desenvolvedores de vírus e outras pragas virtuais. Firefox OS, Ubuntu Touch e Tizen, já já irão entrar para as estatísticas.

Causa de vírus concentrados em Android

A causa da alta incidência de vírus em aparelhos Android não é provocada pela vulnerabilidade do sistema em si, afinal estamos falando de um Linux, mas sim porque ele é o mais usado entre todos os sistemas operacionais para dispositivos móveis. Assim como acontece em ambientes Windows, que atrai os olhares de crackers por ser um sistema altamente difundido, o Android atrai igualmente a atenção desses mesmos criminosos por fazer parte do crescente mercado de smartphones e tablets que carregam o Android como seu sistema.

Sobre os vírus para Android

A maioria dos vírus vem em forma de aplicativos que prometem trazer alguma funcionalidade, mas que na verdade rouba dados e informações confidenciais. Eles também podem efetuar ligações e enviar mensagem. O recomendado seria você só instalar aplicativos conhecidos e bem avaliados, apesar dessa não ser uma técnica muito eficiente. Sites na internet hoje já contam com vírus para Android, então não saia com seu clique nervoso acessando sites desconhecidos por aí. Use o seu celular com prudência e muito dificilmente você será infectado por vírus.

Veja mais: , ,