A moda é criar sistemas operacionais para smartfones

Publicado por Redação

Quando eu ganhei o meu primeiro smartfone, isso a vários alguns anos atrás, o Nokia E70, eu me apaixonei, não só por ele, mas também pelo sistema operacional que rodava dentro dele, o Symbian OS.

Lembro que fiz várias configurações coloquei TV via streaming de graça, e várias outras coisas legais. Mas o tempo foi passando, a Nokia não foi inovando e acabou dando no que deu, em 2012 a Samsung ultrapassa a Nokia e se torna a maior fabricante de celulares do mundo. Parece que a parceria entre a Nokia e a Microsoft não tem se saído lá tão bem assim e cá pra nós, eu prefiro o Android. Entretanto, a Samsung aprendeu rapidamente a lição que a Nokia levou um pouco mais de tempo para aprender que é, não parar de inovar.

E é justamente isso que ela está fazendo. Uma das frentes dessa lição é o desenvolvimento de um novo sistema operacional para dispositivos móveis, seu nome é Tizen e não é o único a ser desenvolvido no mercado, porque o atual boom tecnológico é desenvolver para móveis.

Tizen

O Tizen é opne source desenvolvido pela Linux Foundation e que tem muitos colaboradores entre ele a Samsung e a Intel. Bom… até aí nada de novo. Mas o que eu tenho visto é que não é apenas a Samsung que tem interesse na criação de uma alternativa ao poderoso sistema Android. Muitas outras empresas estão tentando entrar nesse ramo, algumas sem fins lucrativo como a Mozilla, com seu Firexox OS e outra que não visa tanto assim o nonproft como a a Canonical com o Ubunto OS.

tizen

Firefox OS

O Firefox OS já está no gatilho da ZTE que pretende lançar um aparelho que rode o sistema da Mozilla Foudation ainda em 2013. Isso mesmo, os apaixonados pelo Firefox poderão deleitar-se com o sistema que é quase um navegador ambulante que não precisa de sistema operacional para navegar na internet. Bom… não é bem isso, mas creio que algumas pessoas entenderam o que eu quis dizer.

firefox phone

Ubuntu Phone OS

Já o Ubuntu Phone OS está com a bola toda e prevê o lançamento do seu primeiro aparelho para 2014. Mas muitos aparelhos Androids são compatíveis com esse novo sistema. Que mostra que a Canonical pretende roupar os fabricantes de celulares da Google para si.

ubuntu phone os

 

Hoje em dia vejo sistemas operacionais bem diferentes daquele que eu me apaixonei ha alguns anos. Se a moda é um circulo talvez algum dia volte a existir sistemas operacionais para Smartfones parecidos  com o Symbian.