99% dos vírus para smartphones são criados especialmente para Android

virus android 2013
Publicado por Alexandre

Falamos há um certo tempo aqui no blog que 2013 seria o ano dos vírus para Android, e não é que nossa previsão estava certa!? De acordo com dados de estudos divulgados no relatório de ameaças virtuais da Kaspersky Lab, atualmente cerca de 99% dos vírus – e malwares de uma forma geral – para smartphones são desenvolvidos para o sistema operacional Android.

Os dados, que são resultados de análises feitas apenas no primeiro trimestre de 2013, também indicam que 63% desses vírus tentam de alguma forma roubar o usuário através do sistema de Trojan de SMS sem levantar suspeitas.

Número de vírus para Android

Neste período foram detectadas cerca de 40.059 modificações de malwares dirigidas a dispositivos móveis. Os Trojans de SMS ficaram com 29% de todos os ataques, geralmente na Rússia. Um Trojan adWare, software que exibe propagandas, ficou em segundo lugar com cerca de 19% dos ataques.

Para mais informações sobre os dados do relatório, acesse em securelist.com.

Origem das ameaças

Além da contagem de vírus e modificações, o Kaspersky Lab também rastreou a origem dos hosts dessas ameaças. 25% deles chegaram à internet pelo território dos EUA, 19% pela da Rússia e 14% da Holanda, ou seja, mais da metade dos ataques à Smartphones são provenientes desses três países.

Virus-para-android-2013

Fonte da Imagem: Kaspersky Lab

Esses dados podem mudar ao longo do ano com o lançamentos de outras plataformas para smartphones que podem apresentar brechas mais severas de segurança, ou se popularizarem tanto quanto o Android.