2013, o ano dos vírus para Android

Tudo indica que o número de infecções por vírus, malwares e outras pragas virtuais vão crescer extraordinariamente em 2013. Uma das fontes vem de uma das maiores empresas de segurança virtual do mundo a Eset, que divulgou um relatório completo sobre o potencial crescimento dessas pragas em ambientes Android. Como se proteger? Instalar um antivírus grátis é suficiente? Leia um pouco mais sobre as novas ameaças e descubra que o problema é um pouco mais em baixo.

Quando cresce um sistema, cresce também os vírus

O fato é que o crescimento de um determinado sistema, que acaba se tornando o preferido, desperta o interesse de criminosos. Assim como o Windows, que é o sistema operacional mais usado do mundo no quesito desktop, possui infinitas vezes mais vírus que o outros sistemas operacionais com o mesmo propósito, o Android por se tornar a plataforma mais visada por criminosos quando o assunto é dispositivos móveis.

virus android

Ataques externos

Existem sites na internet que sabidamente infectarem computadores, mas os criminosos agora têm voltado sua atenção para usuários de dispositivos móveis. A empresa Lookout Mobile Security encontrou vários desses sites, que baixam um trojan chamado NotCompatible, que se passa por uma atualização do sistema. Apenas em visitar o site, é feito o download do cavalo de traia para o telefone. Entretanto, esse arquivo é baixando como uma atualização do sistema, update.apk. Uma forma de se proteger dessa ameaça é desativando a opção “Fontes Desconhecidas”, que permite a instalação de aplicativos provenientes de outros lugares além da Google Play Store.

aplicativos google play store

Cuidado dentro de casa

Mas as ameaças não estão somente lá fora. A Google vem removendo por vezes, vários aplicativos da Play Store maliciosos. Isso mesmo, são aplicativos que prometem fazer alguma função básica e acabam também por roubar dados do seu aparelho, como nome e número de contatos, e outras informações confidenciais para vender à terceiros. Uma forma de tentar se proteger desse tipo de ameaça é olhar quais tipos de permissões o aplicativo requer na hora de instalar, como controle de hardware, comunicação da rede, chamadas telefônicas, armazenamento e contatos. Se você achar que tal aplicativo não precise daquela permissão, não instale.

Instale um Antivírus grátis

Então antes de sair por aí, instalando aplicativos adoidado e acessando sites sem algum tipo de filtragem. Pense que pode que você pode ser a próxima vítima. Uma dica para reduzir essas chances é instalando um antivírus no seu aparelho. Existem vários, faça sua escolha e boa sorte.