Symbian Foundation, dois anos de trabalho jogado fora

Por -

A Fundação Symbian, ou Symbian Foundation, foi uma organização sem fins lucrativos que tinha como objetivo divulgar e disseminar o sistema operacional Symbian. A fundação foi criada em julho de 2008 pela Nokia, logo depois de ter adquirido a Symbian Ltd, em conjunto com Sony Ericsson, NTT DoCoMo, Motorola, Texas Instruments, Vodafone, LG, Samsung, STMicroelectronics e AT & T, e foi dissolvida em abril de 2011, depois que a Nokia afirmou que iria assumir a governança do desenvolvimento da plataforma.

Contribuições da Symbian Foundation

Durante o seu funcionamento, a Symbian Foundarion forneceu kits e ferramentas para o desenvolvimento da plataforma, documentação e código, fóruns e listas de discussão, assinatura de aplicativos (Symbian Signed), distribuição de aplicativos (Symbian Horizon), coleta de ideias e feedbacks (Symbian Ideas) e uma conferência anual (Symbian Exchange e Exposition.

Parcerias

Enquanto funcionou, a Symbian Foundation convidou várias empresas para participar como membros e conseguiu atrair mais de 200, empresas essas que foram divididas em categorias, como fabricantes de dispositivos (Nokia , Fujitsu), Serviços financeiros (Visa), fornecedores de Semicondutores (ARM e Broadcom), Operadoras de redes móveis (China Mobile, Vodafone e AT & T) e outras.

Dissolução da Fundação Symbian

Em 2010 a Nokia anunciou que iria assumir a governança da plataforma Symbian. Ela vinha sendo a principal contribuinte para o desenvolvimento do sistema desde a aquisição da Symbian Ltd. Depois de concluir a transição, em dezembro de 2010, todos os sites da Symbian Foundation, wikis e repositórios de código foram fechadas e a Nokia lançou um novo site.

Aposentadoria

Em 2011 a Nokia anunciou uma parceria com a Microsoft para equipar os seus aparelhos com o Windows Phone, a partir deste porto, a Nokia passou a dar cada vez menos atenção ao Symbian que ficou sob responsabilidade da Accenture. Em 2013, a Nokia assinou a certidão de óbito do sistema.

wikipedia


Alexandre

Estudante de engenharia, 21 anos e geminiano, um prato cheio para quem acredita nessas bobagens. Aprendi que conhecimento se obtém com a experiência, que a idade fica na cabeça e horóscopo, bom... Nunca acreditei em horóscopo. Perfil do Google+

Postagens Relacionadas

  • Meira

    parabens a Nokia , fodeu com seus usuarios , sabe o que isso ta parecendo , que a nokia c vendeu a anos para a microsoft , comprou a symbian para afundala anos depois e deixar um monopolio so para a microsoft , ee , é bem assim mesmo que da o respeito aos babacas como eu que a anos sou cliente nokia , parabens novamente