Pingdom, verifique o tempo de atividade do seu site

Por -

Manter um website não é tarefa fácil, além contratar um serviço de hospedagem, criar conteúdo original e perder horas configurando tudo para ficar do jeito que você quer, ainda temos que lidar com questões um pouco mais técnicas, como qualidade do servidor onde o site está hospedado e o tempo que a empresa garante que ele ficará ativo. A primeira coisa que as empresas de hospedagem informam na hora de você adquirir o serviço é o uptime, que traduzindo para o bom português que dizer tempo em atividade. É o tempo que o seu site está no ar, sem interrupção. O contrário de uptime é downtime, que representa o tempo de inatividade de um website.

99,9% uptime

O ideal na hora de comprar um serviço desse, é procurar por uma empresa que garanta um uptime mais próximo de 100% quanto possível. Mas a grande maioria, garantes 99,9% de uptime. 99,9% uptime quer dizer uma alta disponibilidade, mas indica que o servidor não é imune a erros. 99,9% indica que durante um ano, o seu site pode ficar inacessível durante 8,76 horas; 99,95% indica um limite de 4,38 horas indisponível; 99,99999% (“sete noves”) indica um período de 3,15 segundos de inatividade. Embora a disponibilidade próxima de 100% seja necessária em serviços essenciais, como hospitais e aeroportos, você pode querer que o seu site esteja acessível na maior parte do tempo, isso é bom para você, é bom para o usuário e consequentemente, é bom para o Google, que lhe ajudará com algumas posições à frente de sites que vivem saindo do ar.

Pingdom monitor

Para verificar o tempo de atividade do seu site, existem diversas ferramentas, uma delas é o Pingdom, um serviço que através de servidores espalhados pelo mundo, pinga o seu site para saber se ele está ou não fora do ar. O interessante do Pingdom é que, além de chegar se o site está online, ele ainda monitora a performance do servidor e te alerta caso o seu site esteja fora do ar por um determinado período de tempo que pode ser especificado por você. O aletra pode ser enviado por e-mail, SMS e até mesmo via Twitter.

tela pingdom

Tela do Pingdom

Configuração do Pingdom

Você não precisa instalar absolutamente nada no seu servidor ou website, basta abrir uma conta, informar e-mail e site, e o Pingdom faz tudo por você, e o melhor de tudo, eles têm uma versão gratuita. A versão gratuita é bem limitada ao número de websites que você pode monitorar, no caso, apenas um. Mas é uma tremenda mão na roda para quem constantemente enfrenta problemas com a inatividade do site ou simplesmente quer monitorar se a empresa contratada realmente cumpri o que promete. Clique aqui para criar a sua conta gratuita.

Preços e planos

Básico

    • Monitorar 5 sites / servidores
    • 20 alertas SMS sobre inscrição
    • Ilimitado e-mail e Twitter alertas
    • Contatos ilimitados
    • US $ 9,95 por mês

Negócio

    • Monitor de 30 sites / servidores
    • 200 alertas SMS sobre inscrição
    • Ilimitado e-mail e Twitter alertas
    • Contatos ilimitados
    • Desconto sobre alertas SMS extras
    • $ 39,95 por mês

Alexandre

Estudante de engenharia, 21 anos e geminiano, um prato cheio para quem acredita nessas bobagens. Aprendi que conhecimento se obtém com a experiência, que a idade fica na cabeça e horóscopo, bom... Nunca acreditei em horóscopo. Perfil do Google+

Postagens Relacionadas