Motorola MotoBlur

Por -

O MotoBLUR é uma customização exclusiva de aparelhos Motorola feita em cima do Android para facilitar o acesso às redes sociais e trazer algumas outras funcionalidades para mais próximo do usuário. Como a maior parte do tráfego gerado por aparelhos móveis vem do acesso a sites como o Facebook e Twitter, o antigo CEO da Motorola Sanjay Jha acreditava que a maioria dos usuários de smartfones passariam 70% do tempo de utilização do aparelho navegado nessas redes e que se conseguisse diminuir o tempo em que o usuário leva para abri-las, melhoraria a experiencia de navegação dos usuários em seus aparelhos.

MotoBLUR e a recepção

Segundo o ex-CEO da Motorola, a lógica por trás do MotoBLUR seria trazer um serviço excelente para o usuário, já que poderia acessar às redes sociais mais rapidamente. Isso seria bom para as empresas de telefonia, que venderiam mais planos de dados para os usuário navegarem na internet, seguindo uma tendência da massificação dessas redes sociais, como o Facebook, MySpace, Twitter, Orkut, entre outras e também tornaria o usuário feliz, por deixar tudo mais próximo. A lógica só foi equiparada ao seu monumental fracasso. Os usuários não receberam muito bem o MotoBLUR, mas que a Motorola insistia em implantar cada vez mais em seus aparelhos.

Motorola Motoblur

Problema da Lentidão do MotoBLUR

Os usuários reclamavam de lentidão do MotoBLUR e a Motorola afirmava que o problema eram os aplicativos de má qualidade instalados em seus aparelhos. Como uma tentativa de manter a sistema ainda em funcionamento a Motorola deu algumas explicações sobre o que estava acontecendo. Segundo Jha, a companhia tem acesso a todas as informações de aplicativos e seu desempenho em qualquer aparelho Android rodando o motoBLUR. E que, graças a esses dados, identificou que a maioria dos aparelhos que vão parar na assistência técnica por problemas de lentidão estavam relacionados aos aplicativos que não passavam por teste de performance, consumo de bateria e de processamento. Além de assustar todo mundo com essa afirmação, deixou os usuários ainda mais insatisfeitos, já que além de deixar o aparelho lento com um skin pesada, ainda têm a ousadia de coletar dados dos usuários.

Dias atuais

Atualmente o MotoBLUR tem se mostrado um fracasso total e foi descontinuado. Com a compra da Motorola pela Google o que já estava morto ficou ainda mais morto e o que tudo indica é que essa skin desapareça de uma vez por todas. Entretanto ele ainda está presente em aparelho mais velhos da Motorola como o Defy, Atrix, Dext e Backflip. A Motorola Afirma que vai continuar oferecendo suporte ao serviço, mas que aos poucos vai ser inutilizado.


Alexandre

Estudante de engenharia, 21 anos e geminiano, um prato cheio para quem acredita nessas bobagens. Aprendi que conhecimento se obtém com a experiência, que a idade fica na cabeça e horóscopo, bom... Nunca acreditei em horóscopo. Perfil do Google+

Postagens Relacionadas