Executando Android 4.0 numa máquina Virtual

Por -

Que o Android veio para dominar o mundo, todo mundo já sabe, smartfones, smart TVs, Tablets e até mesmo netbooks já estão rodando esse sistema operacional. O que poucos sabem é que é possível rodar o sistema Android dentro do seu computador em paralelo com o sistema operacional vigente. Para tanto você vai precisar criar uma máquina virtual. Existem muitos programas que fazem esse trabalho, VMWare, VirtualPC, Virtualbox, etre outros. O melhor de todos é o VirtualBox que além de gratuito e eficiente é compatível com o Windows 8.

Como rodar o Android dentro do Windows 8

No laboratório de hoje, nós vamos criar uma máquina virtual Android 4.0 que roda dentro de um computador pessoal com Windows 8, entretanto esse processo poderia ser facilmente usado num computador com Windows 7. Para realizar essa experiência eu utilizei um computador com 2 GB de RAM e um processador de 1.80 GHz, ou seja, não precisa de tanto hardware assim para rodar uma máquina virtual Android 4.0 num computador.

Não uso Windows

Apesar de esse artigo ser direcionado para o Windows 8, esse processo podem ser executados por todos os computadores com o VirtualBox instalado, então Ubuntu, Debian, SuSe, Fedora e muitas outras distribuições Linux também podem rodar o Android. Já os  que usam o Mac OS podem instalar o VirtualBox se usarem arquitetura Intel (PowerPC não é suportado) então Lion, Snow Leopard, Leopard e Tiger podem rodar o VirtualBox sem prolemas. Acesse VirtualBox Wiki para obter ajuda na instalação.

Baixando e instalando oVirtualBox

Para que tudo funcione,  vamos precisar baixar o VirtualBox. Ele é responsável por criar a máquina virtual dentro do computador.  É como se tivéssemos um computador dentro do outro, nesse caso um smartphone dentro de um computador. Se você não sabe como instalar o VirtualBox veja o vídeo a seguir.

O link para baixar o VirtualBox é https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

Baixando a máquina virtual Android 4.0 pronta

Depois de baixando e instalado nós vamos precisar  da máquina virtual Android 4.0 x86 pronta criada pela equipe de desenvolvedores do Android-x86 Project. Com ela vamos evitar uma série de complicações, como por exemplo, ter que instalar o Google Play, instalar drivers dos dispositivos e outros.  Basta ligar a máquina virtual e está quase tudo prontinho para utilizarmos.  Baixe a Máquina Virtual Android 4.0 aqui.

Com máquina virtual devidamente baixada, basta executá-la e ver a mágica acontecer. Se tiver alguma dúvida pode seguir os passos do vídeo a cima. Se a dúvida persistir não dispense de perguntar através de comentários. faremos o máximo para tentar ajudá-lo.


Alexandre

Estudante de engenharia, 21 anos e geminiano, um prato cheio para quem acredita nessas bobagens. Aprendi que conhecimento se obtém com a experiência, que a idade fica na cabeça e horóscopo, bom... Nunca acreditei em horóscopo. Perfil do Google+

Postagens Relacionadas

  • Isaias Freitas

    Link off.merda