Guia Android para iniciantes

Por -

Você comprou um Smartphone Android e agora está cheio de dúvidas de como manusear essa nova ferramenta? Então você está no lugar certo. Escrevemos esse Guia Android para explicar os pontos mais básicos desse sistema que vem conquistando o mundo.

As teclas

A primeira coisa que você tem que aprender é onde estão posicionadas as teclas e suas respectivas funções no aparelho. Abaixo temos uma ilustração do Samsung Galaxy SIII que vai servir de referência para nossa demonstração. Dependendo do modelo e do fabricante do aparelho celular que você comprou, a disposição e o número de teclas podem variar, mas basicamente eles apresentam cinco teclas principais.

 

1 – Menu. Essa tecla é muito útil porque ela abre uma lista de opções disponíveis na tela em que você se encontra. Se você estiver, por exemplo, na tela inicial do Gmail e pressionar essa tecla, ela vai mostrar uma lista de opções como: Atualizar, Escrever, Contatos, Marcadores, Pesquisar e Mais.

2 – A segunda é a tecla Início. Ela serve para que volte à tela de espera ou se pressionada por mais de dois segundos mostra uma listinha com as últimas aplicações executadas. Se o aparelho estiver bloqueado você pode desbloqueá-lo pressionando essa tecla e deslizando a ponta do dedo na tela.

3 – Voltar. Essa tecla serve simplesmente para voltar à tela anterior. Muito útil quando você está navegando entre as pastas.

4 – Ligar. Se o aparelho estiver desligado, pressione e segure essa tecla para liga-lo. Se ele já estiver ligado e você pressionar e segurar, vai ser exibido um menu com funções rápidas que são: Modo silencioso, Modo off-line e Desligar. Ela também é muito usada para bloquear a tela basta pressioná-la rapidamente.

 

5 – E por ultimo a tecla de volume. Ela ajusta o volume do celular ou se você estiver em modo de recuperação pode ser usada para navegar entre as funções.

 

A tela inicial

O seu aparelho tem uma infinidade de funções, mas tudo começa na tela inicial. Este Guia Androi mostra os pontos mais básicos dela.

Também chamada de tela de espera, a tela inicial é onde você tem acesso aos aplicativos, mensagem, contatos e discador de chamadas, ou seja, é onde você tem acesso a praticamente todas as funções do seu Smartphone. Você pode configurar a tela inicial do modo que bem entender e colocando ícones e widgets das mais variadas finalidades. Abaixo temos uma Screenshot da versão mais recente Jelly Bean.

 

A parte superior é a barra de status. Sempre que você receber uma notificação ela será exibida nessa barra. Os indicadores de status estão na parte superior a direita, a hora, nível de bateria e a intensidade do sinal são alguns dos indicadores de status. Os atalhos ficam na parte de baixo, como exemplo temos o ícone destacado por um círculo que serve para ir aos aplicativos.

Você pode colocar quantos atalhos quiser na sua tela inicial. Basta acessar a lista de aplicativos pressionando o atalho destacado por um circulo na imagem. Assim que acessar a lista, você pressiona e segura algum ícone de uma aplicação, a tela inicial será aberta, agora é só soltar o atalho onde achar melhor. Você pode adicionar também Widgets, para isso basta na tela inicial pressionar uma área vazia e segurar, vai ser aberto uma janela com uma lista, selecione Widgets e escolha o Widget que deseja exibir na tela inicial.

Acessando a internet

Para acessar a internet, você precisa antes de tudo, ter uma conexão com a internet. Pode ser através de um plano de dados oferecido pelas operadas ou você pode se conectar através de um Hotspot Wi-Fi. Se você for se conectar pela primeira opção, ligue para sua operadora para saber os planos que ela oferece e qual é o mais indicado para você. Se for pela segunda opção que é a mais indicada. Basta você ter um ponto de acesso Wi-Fi, existem vários pontos de acesso espalhados pela sua cidade, geralmente eles se encontram em locais públicos como Shoppings, aeroportos ou praças de alimentação. Mas você pode criar um Hotspot caseiro sem gastar muito dinheiro. Acesse o link abaixo e veja como.

Criando um Hotspot Wi-Fi caseiro.

Depois de escolhida a forma como você vai acessar a internet você precisa habilitar no seu aparelho para fazer isso, caso ele não esteja. Para configurar acesse a lista de aplicativos -> configurações -> Conexões sem fio

Lá nas configurações de conexão de rede sem fio você pode ligar o Wi-Fi e assim conectar-se a um ponto de acesso Wi-Fi próximo. Ou você pode abrir a opção Redes móveis e habilitar a opção Utilizar dados de pacotes. Feito isso você já pode acessar a internet através de um navegador. O Android já vem com um navegador nativo que pode ser acessado pela tela inicial. Ele tem a forma de um globo azul. Caso use uma versão diferente, você pode ver esse globo azul na lista de aplicativos.

Instalando aplicativos

Uma das vantagens de se ter um celular com o sistema operacional Android é que existem milhares de aplicativos, muitos deles gratuitos. E você pode baixar e instalar no seu aparelho sem a menor dificuldade. Para fazer isso basta acessar o programa chamado Play Store. Caso você não saiba o que é Play Store acesse o link a seguir e tire todas as suas dúvidas.

O que é play Store?

Considerações finais do Guia Android

Este foi o Guia Android para iniciantes. Como podem ter percebido, esse é o básico do básico. Se você tem alguma dúvida ou não fui claro em alguma sessão sinta-se a vontade para perguntar.Quem sabe sua dúvida entra no próximo Guia Android para iniciantes. Obrigado!

 


Alexandre

Estudante de engenharia, 21 anos e geminiano, um prato cheio para quem acredita nessas bobagens. Aprendi que conhecimento se obtém com a experiência, que a idade fica na cabeça e horóscopo, bom... Nunca acreditei em horóscopo. Perfil do Google+

Postagens Relacionadas