GeoCities, a Internet já esteve aqui

Por -

O GeoCities foi um serviço de hospedagem de sites do Starmedia, comprado pelo Yahoo! em 1999 por 4 bilhões de dólares. O GeoCities era um serviço popular na década de 1990. A idéia era agrupar os sites em “Cidades”, conforme o tema tratado. O GeoCities tinha diversos recursos como o carregamento de arquivos via FTP e editor de páginas on-line. O serviço oferecia espaço de 15 MB para hospedar os arquivos de cada site. Oferecia também um editor HTML. Com o tempo, o serviço se tornou obsoleto graças ao surgimento de formas mais eficientes de hospedagens, como os blogs e as redes sociais.

O mundo pós-GeoCities

O GeoCities chegou a ser um dos sites mais acessado do mundo no final da década de 1990, mas foi encerrado em 2009. Muitos sites apresentavam conteúdos únicos e inúmeros links para seus endereços. Depois do fechamento do GeoCities, a Internet ficou com um verdadeiro buraco, onde antes existiam milhões de links para os sites hospedados no GeoCities. Em todo esse tempo de funcionamento, a quantidade de informação acumulada nas páginas hospedadas pelo serviço era imensa e essa foi a principal riqueza do GeoCities para o mundo. A história dos primeiros passos da cultura em que viveremos nos próximos anos. Numa época antes das redes sociais, o GeoCities era a grande rede social.

geocities rip

Corrida contra o tempo para salvar o GeoCities

Logo depois de o anúncio do seu encerramento, algumas iniciativas, como Reocities e Oocities propuseram o rearmazenamento destes conteúdos em novo endereço. Manter os sites antigos, ou simplesmente transformá-los num memorial da evolução da Internet, era o mínimo que o Yahoo! deveria ter feito. Mas esses arquivos foram deletado, de tal forma que nem o próprio Yahoo! poderia mais recuperá-los. Todo o conteúdo que não foi salvo por terceiros, simplesmente, desapareceu.

Iniciativas de terceiros

Por sorte, sempre há quem se esforce para guardar informações do passado para o futuro. É como diz o ditado, quem não sabe de onde veio, não sabe para onde vai. Desde que o fim do GeoCities foi anunciado, em abril desse ano, o grupo de voluntários da wiki Archive Team correu para salvar o máximo de páginas possíveis.

revistaepoca wikipedia


Alexandre

Estudante de engenharia, 21 anos e geminiano, um prato cheio para quem acredita nessas bobagens. Aprendi que conhecimento se obtém com a experiência, que a idade fica na cabeça e horóscopo, bom... Nunca acreditei em horóscopo. Perfil do Google+

Postagens Relacionadas