Emulando o Firefox OS no computador

Por -

Falamos um pouco sobre o Firefox OS, porque ele precisa ser respeitado e a possível briga pelo mercado no mundo dos sistemas operacionais para dispositivos móveis. Acontece que quem vai dar o veredito final sobre a qualidade do sistema , é claro, é o consumidor. Saiba que você pode experimentar o sistema antes mesmo de sair um aparelho no mercado que venha equipado com ele. Isso mesmo, você pode emular o Firefox OS no seu computador antes de ele ser lançado no mercado. Continue lendo e aprenda como simular o Firefox OS.

Executando o Firefox OS no seu navegador

Essa é a maneira mais simples de fazer uma emulação do Firefox OS. Basicamente você precisa instalar um complemento no seu navegador Firefox e só. O fato de Gaia ser toda em HTML5, JavaScrip e CSS, permite que essa emulação seja executada no seu navegador sem problemas. Para executá-la você deve adicionar um Add-on que faça o trabalho de emulação.

Instalando o Firefox Simulator

  1. Acesse o link a seguir usando o seu navegador Firefox https://addons.mozilla.org/addon/firefox-os-simulator/
  2. Clique em “Adicionar para o Firefox” e conclua a instalação.
  3. Clique em “Permitir”
  4. Na próxima janela, clique em “instalar agora” e se alguma mensagem for exibida clique em permitir.

Firefox OS Add ons

Depois de finalizada a instalação, uma nova aba será aberta. Essa aba é o seu emulador. Ele não está sendo executado, clique em stopped para executar. Uma janela no seu sistema será aberta, ela é o Firefox OS Simulator. Brinque a vontade para conhecer as opções, navegue na Internet para se familiarizar com o novo sistema. Pressione e arraste o mouse para os lados para que novas sessões do sistema sejam exibidas.

Usando o sistema

A forma como o sistema funciona e trabalha é bem intuitiva, não será necessário muito tempo para que você pegue a prática e trabalhe com ele como se já o utilizasse há milhares de anos. Uma dica é acessar o Marketplace para instalar aplicativos à vontade. Apesar do sistema ainda nem ter sido lançado, já existe uma base de aplicações muito boa e relativamente grande.

Executando o sistema posteriormente

Eu procurei em vários lugares como executar o sistema depois de ter finalizado o programa e fechado o navegador. Se existe outra forma eu não sei, mas o jeito que eu encontrei é usando o link resource://r2d2b2g-at-mozilla-dot-org/r2d2b2g/data/content/index.html. Então caso você tenha a extensão do Firefox OS Simulator instalada e não sabe como abrir, é só copiar o link acima e colar na barra de endereço do seu navegador.

Bugs e falhas

E lembre-se, a ferramenta de emulação ainda está em fase de desenvolvimento. Caso você encontre algum bug reporte-o ao pessoal da Mozilla para que eles corrijam.


Alexandre

Estudante de engenharia, 21 anos e geminiano, um prato cheio para quem acredita nessas bobagens. Aprendi que conhecimento se obtém com a experiência, que a idade fica na cabeça e horóscopo, bom... Nunca acreditei em horóscopo. Perfil do Google+

Postagens Relacionadas