Diferenças entre o atual 3G para o 4G

Por -

Se você ouve falar do 4G, mas gostaria de saber na prática quais são as diferenças do atual 3G para o 4G, continue lendo e saiba quais são as diferenças entre essas duas gerações. Será que a diferença é realmente tudo isso que falam? Veja.

O 4G, assim como o nome sugere, é a quarta geração de telefonia móvel. Ela veio para substituir o 3G, por estar se tornando obsoleta na segunda década do século 21. As pessoas estão cada vez mais consumindo informações e isso acontece em todo lugar com um smartphone, tablet ou qualquer outro dispositivo móvel. Por isso que a necessidade de substituir a tecnologia de transferência de dados através da rede celular culminou na adoção do LTE 4G, que possibilita transferir dados até dez vezes mais rápido que o 3G.

Diferenças entreo atual 3G para o 4G

A tecnologia LTE 4G permite que os dados trafeguem a uma velocidade de 100 Mbps downlink e 50 Mbps uplink. Mas essas são as taxas máximas de transferência. No Brasil alguns afirmam que seria possível atingir ótimas taxas  de download e upload, coisa acima de 20 Mbps downlink e 10 Mbps uplink. Entretanto a Anatel deve estipular uma taxa mínima que deve girar em torno de 5 Mbps downlink e 512 Kbps uplink. Essas taxas serão mantidas enquanto o usuário não atinge o limite da franquia contratada, essa franquia depende necessariamente do plano contratado.

Redes LTE 4G

Alguns especialistas afirmam que se a rede LTE 4G brasileira chegar a 5 Mbps já seria algo realmente surpreendente, mas testes realizados pela Claro, mostram claramente que é possível atingir velocidades bem próximas a 20 Mbps. Mas lembrando que o serviço ainda não está sendo massivamente utilizado e com a chegada de turistas as redes LTE 4G brasileiras podem congestionar, pela imensa quantidade de dados que irão trafegar, ou não kk. Será que o Brasil dará exemplo de conectividade ao mundo?

Redes 3G

Enquanto a tecnologia passada, 3G, operava no máximo à 7 Mbps, notem que se as operadoras brasileiras oferecerem uma conexão 4G com velocidade de 5 Mbps, nem num 3G pleno o Brasil terá entrando em plena era 4G. É sabido que a rede 3G brasileira é uma verdadeira piada, mas uma rede 4G com velocidade 3G, é uma verdadeira falta de respeito. Aguardaremos ansiosamente para verificar na prática as taxas praticadas pelas operadoras.


Alexandre

Estudante de engenharia, 21 anos e geminiano, um prato cheio para quem acredita nessas bobagens. Aprendi que conhecimento se obtém com a experiência, que a idade fica na cabeça e horóscopo, bom... Nunca acreditei em horóscopo. Perfil do Google+

Postagens Relacionadas